Notícias Opiniões Segurança Moto Clubes Pilotos Eventos Desporto Esc. Condução IPO Área Reservada 
Tue, 16 Jan 2018
Entrada
Atrelados
Automóveis
Bicicletas
Motos
Viaturas Usadas
Emprego
Faro 2008

 
 
27ª Concentração de Faro 2008

Há mais de um quarto de século que milhares de motociclistas rumam à Quinta das Almas para assistir àquela que se tornou uma das maiores concentrações motards do Mundo e que concretizou, este ano, a sua 27ª edição. A reputação da Concentração anual do Moto Clube de Faro ultrapassou fronteiras e é hoje reconhecida mundialmente como a Meca do motociclismo, facto que confere a este evento uma multiplicidade de nacionalidades ímpar.
Assim, portugueses e estrangeiros, principalmente oriundos da vizinha Espanha e ingleses, rumam todos os anos a Faro, aos milhares, com um único propósito: o convívio motard.

23500 foi o número de inscritos que superaram os valores atingidos na edição de 2007, o que muito surpreendeu a organização devido ao momento de crise que o país atravessa. É já uma tradição o crescimento do número de visitantes, ano após ano, e o sucesso deste evento reconhecido também pela Câmara Municipal de Faro, enquanto atracção turística para esta cidade algarvia. Nesta 27ª edição o Moto Clube de Faro foi mais longe e recebeu no Bike Show e AMD uma prova do Campeonato do Mundo de Construtores, com a eleição de uma moto que estará presente em competição no Mundial, em Sturgis (EUA), o que certamente ajudará a promover o nome de Portugal e do Algarve além fronteiras.

Em termos de organização, 1 milhão de euros foram dispendidos pelo Moto Clube de Faro para os quatro dias de concentração, onde cerca de mil voluntários zelaram pela segurança dos visitantes dentro do recinto de 320 mil metros quadrados. No exterior, militares do destacamento de Trânsito da GNR garantiram a segurança controlando o tráfego junto à rotunda do aeroporto e até à praia de Faro, atentos às taxas de alcoolémia e ao uso de capacete como forma de prevenção de acidentes.

No capítulo da assistência médica os números também foram reforçados. Este ano, 38 médicos do Hospital Distrital de Faro, 81 enfermeiros, 47 técnicos de socorrismo, 67 socorristas e 83 motoristas e 9 centralistas “trataram da saúde” aos visitantes no recinto num hospital construído para o evento, com salas de SO com 6 camas de internamento, de pequena cirurgia e de emergência com equipamento de reanimação e suporte avançado de vida. Felizmente para os visitantes, a grande maioria de sinistrados foram socorridos de lesões pouco graves, como lesões de queimaduras de escapes, picadas de insectos, pequenas quedas ou alergias à caruma dos pinheiros que partilharam o mesmo habitat que os forasteiros.

No que respeita à festa propriamente dita, várias foram as atracções para entreter os visitantes durante os quatro dias do evento. No capítulo da música, Led On, Queen on Fire, The Gift e Babylon Circus foram algumas das presenças no palco principal que teve o seu melhor momento no Sábado à noite, com o recinto repleto de motards ao rubro, com as prestações dos já habituais - mas sempre obrigatórios nas concentrações de motos – Xutos & Pontapés e Gary Moore, encerrando a última noite da concentração com chave de ouro.
Um outro palco, situado na tenda do Oásis, recebeu outras atracções musicais, de menor vulto, mas igualmente aplaudidas.

Domingo, o último dia da concentração, teve o momento alto pela manhã, durante o desfile pelas ruas da cidade, com milhares de populares e aplaudir a passagem das motos, um espectáculo de variedade e cor que esmoreceu depois com o arrumar das trouxas para o regresso, o pesar do final e também algum cansaço e a ressaca de quatro dias de folia.

Assim aconteceu mais um ano na Quinta das Almas, pela mão do Moto Clube de Faro que certamente estará já a preparar a 28ª edição de um evento que já se tornou um ícone no mundo do motociclismo.

TSR - Sofia Monteiro, 2008-07-21
 
Pesquisar
Galerias
Freestyle Motocross Cidade Lisboa 2005
Várias Galerias
Lisboa Down Town 2005
Tiago Monteiro
PT Rally de Portugal
Lisboa Down Town
Dakar 2005
Trial Indoor 2005

W e b - d e s i g n


  A informação disponibilizada é de carácter informativo. Não tem a pretensão de ser exaustiva nem completa.
Não nos responsabilizamos por qualquer tipo de incorrecção, embora tenhamos a preocupação de ter a informação o mais correcta possível.